quarta-feira, julho 26, 2006

O começo dos bichos

Bem...
...esses três desenhos abaixo foram feitos por meu pai (Manuel dos Santos Vilas Boas). Ele fez para um dos meus sobrinhos, o Thomaz ( 7 anos ). Meu pai me incentivou sem saber, talvez, a desenhar quando eu era pequeno ! Ele tem o hábito(ainda hoje) de desenhar em pequenos papéis, figuras que povoam sua imaginação, ou coisas, objetos que ele observa no decorrer dos dias. Depois que termina, guarda por uns dias e depois amassa e joga fora.
Uma vez, quando eu tinha seis anos, ele podou uma videira lá do quintal de casa... aí, com a madeira de um dos galhos e com uma faca, esculpiu (entalhou) um barquinho. Eu, mais que depressa, fiquei ali, namorando o futuro brinquedo. Terminada a peça perguntei:
- Pai ? O que é isso?
- Um barquinho!
- Eu sei! Mas isso que o senhor fez... ...como se chama?
- Uma escultura! -respondeu ele depois de alguma demora.
- Mas ? Quem faz escultura não é artista?
- É.
- Então quando eu crescer eu quero ser isso! Quero fazer essas coisas.

Curiosamente, 27 anos depois, me encontro fazendo um desenho muito próximo do dele. Muito mesmo.


















A bike do meu pai... ...olha só isso!
Esse seria também um dos esportes que eu praticaria por muito tempo!

















Olha o Barco aí. Sempre presente nos desenhos de meu pai. E o peixe vem logo em seguida, junto de gatos, o cavalo e outros bichos que ainda vou apresentar prá vocês.














Os desenhos de meu pai foram feitos em papéis de diversos tamanhos com caneta bic azul. Todos aqui apresentados, foram feitos nesta semana que passou, para o seu neto Thomaz, de sete anos.

Nenhum comentário: