terça-feira, junho 30, 2009

Lula cede à pressão de ruralistas e presenteia grileiros

MP aprovada pelo Senado estimula a grilagem de terras públicas na Amazônia, incentivando assim a destruição da maior floresta tropical do mundo.



São Paulo (SP), Brasil — Único veto impede que empresas sejam proprietárias de terras na Amazônia

Ao sancionar praticamente na integra a Medida Provisória 458 no dia 25 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu uma oportunidade de tornar um pouco menos ruim uma lei que nasceu torta dentro das entranhas do próprio Executivo. Filha de um neófito em Amazônia, o ministro Mangabeira Unger, a 458 privatiza, praticamente sem custo para seus novos proprietários e sem a fiscalização do Estado, 67, 4 milhões de hectares de terras públicas na Amazônia. As áreas ocupadas de até 100 hectares serão doadas. A partir daí e até 400 hectares, será cobrado apenas um valor simbólico de seus ocupantes. As áreas maiores, com até 1.500 hectares, serão alienadas a valor de mercado, mas com prazo de carência de 20 anos.

O texto sancionado pelo presidente absolve o Estado da responsabilidade de governar a Amazônia. A Medida Provisória prevê a regularização da posse de terra pública invadida a partir de uma mera declaração de quem a ocupa. Ao tramitar pelo Congresso, a MP de Lula recebeu emendas que a deixaram ainda mais com cara de presente aos grileiros. Uma reduziu para três anos o limite para a alienação de grandes e médias propriedades. Outra dispensou de vistoria prévia terras com até 400 hectares. A terceira permitiu que pessoas que não moram nas terras reclamassem a posse usando preposto. A última, abriu a possibilidade para empresas pedirem a regularização de terras ocupadas. Lula vetou apenas as das empresas e a do preposto.

Mangabeira Unger trabalhou duro nos últimos dias para fazer o presidente ceder às pressões da bancada ruralista. Lula, infelizmente, capitulou, dando uma clara demonstração de que seu governo não tem qualquer compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente em sua política para a Amazônia. O Greenpece não é contra a regularização fundiária. Muito pelo contrário. Acredita que ela é fundamental para promover justiça, combater a violência e preservar a floresta na Amazônia.

O problema é que a MP 458 abre mão de controlar esse processo, regulariza a preço de banana ocupações ilegais e, portanto, incentiva ações futuras de grileiros. “O presidente prefere ouvir o Mangabeira que escutar as milhares de vozes que, desde que a medida chegou à sua mesa, pedem que a intervenção do presidente na proteção da floresta”, afirma Nilo D´Avila, coordenador de políticas públicas do Greenpeace. “Com essa medida, Lula se iguala ao general Médici com seu projeto amazônico terras sem homem para homens sem terra, provocando uma nova corrida às terras na Amazônia, o que pode estimular o desmatamento e provocar mais violência na floresta.”

Fonte: greenpeace









Para o projeto de Susanna Lakner Edgar Alan Poe)


Para Susanna Lakner, na Alemanha.

Trabalhos para o projeto R(E)volução de Darwin





Estes foram para a Universidade de Coimbra.

sexta-feira, junho 26, 2009

Recebido de Laurence Bucourt

Recebido de Laurence Bucourt, este belo trabalho para o projeto pássaro preto.Muito Obrigado Laurence.Adorei o teu trabalho.Veja ele em. Projeto pássaro preto

Para conhecer mais sobre o trabalho de Laurence, veja: Laurence Bucourt

Submitted by Laurence Bucourt, this beautiful work for the blackbird's project.
Thank you Laurence!
I love your work.Greetings from Brazil!

See it on: Blackbird Project


To learn more about the work of Laurence, see: Laurence Bucourt

quarta-feira, junho 17, 2009

Black Pixel Project



Eu já tenho um no meu computador.Faça um para o seu se acreditar...
Abraços para os visitantes

quinta-feira, junho 11, 2009

José Nogueira

Esta semana chegou uma grande quantidade de material em arte postal do amigo e artista José Nogueira.São desenhos,cartões, adicione e retorne e marca páginas.Muito obrigado José!Vou te enviar material também!
Estou preparando um pacote para você, o PJ do Rio de Janeiro e a Constança aqui de São Paulo.
Aguarde e abraços!
Alexandre






















segunda-feira, junho 08, 2009

Stefanie Smet



Recebido de Stefanie Smet, da Bélgica, envelope com uma convocatória e um bonito trabalho.Certamente participarei!Abraços do Brasil Stefanie.
Obrigado por seu convite.

Received from Stefanie Smet, Belgium, envelope with a call and a beautiful work.
Certainly attend!
Greetings from Brazil Stefanie.
Thank you for your invitation.

College Cesar Franck






Infelizmente, esta convocatória chegou com grande atraso, que vem do College Cesar Franck, um projeto de arte postal sobre Júlio Verne.Mesmo assim, agradeço o convite e deixo aqui o registro de recebimento.Saudações fraternais do Brasil!


Unfortunately, this call came very late, which comes from the College César Franck, an art project to post on Jules Verne.
Even so, thank you for the invitation and leave here the record of receipt.
Fraternal Greetings from Brazil!

Toca do Lobo


Dos amigos do Toca do Lobo, um aviso de recebimento do meu trabalho para o projeto deles.
Abraços para você e obrigado pelo envio!

Scott Ray Randall









Um trabalho de arte postal e uma convocatória de Scott Ray Randall.Adorei o trabalho Scott!
saudações fraternais do Brasil!


A work of mailart and a invitation to Scott Ray Randall.
I love the work Scott!
Fraternal greetings from Brazil!

Constança Lucas





Recebido já há quase um mês e postado com muito atraso, mas em tempo de agradecer a beleza e a generosidade desta série de trabalhos que venho sendo presenteado, por Constança Lucas.
Muito Obrigado Constança, adoro o seu trabalho.



Ha recibido casi un mes y se publican muy tarde, pero con el tiempo de dar gracias a la belleza y la generosidad de esta serie de arte correo que he presentado es por Constança Lucas.
Gracias Constanza, me encanta su trabajo.